O fim do ano está à porta e esta é uma boa altura para rever todos os objetivos do ano que acaba de passar e definir os novos objetivos que queremos alcançar no ano de 2020. Cuidar da sua saúde emocional deve ser uma prioridade e é por isso que lhe deixo 12 passos (porque não as 12 passas?) para alcançar a sua saúde emocional durante o ano de 2020.
12 Passos para a sua Saúde Emocional
Consiste na capacidade de se reerguer perante situações difíceis ao ter consciência do que lhe aconteceu. No fundo, trata-se de enfrentar e de integrar esse acontecimento na sua história de vida, retirando uma aprendizagem. Ao praticar a resiliência estará a concentrar-se nos aspetos positivos daquilo que não pode controlar, utilizando os acontecimentos a favor dos seus objetivos.
-
Perdão
Na maioria das vezes, é necessário perdoar para conseguir seguir em frente nas situações mais difíceis. Reconhecer que errar é humano e fará com que se torne mais tolerante ao erro dos outros. Bem como também em relação aos seus erros.
-
Positivismo
Mesmo os momentos mais negativos envolvem algo positivo que deve ser visto como uma oportunidade de crescimento. Concentre-se na aprendizagem que poderá retirar destes momentos e desenvolva uma atitude positiva.
-
Assertividade
Ser assertivo é a capacidade de expressar o que sente ou o que pensa sem magoar ou ferir outras pessoas. E será a chave para não se deixar afetar por pessoas tóxicas ou que frequentemente invadem os seus limites. Respeite-se e diga não sem culpa, estabelecendo limites.
-
Sentido de Humor
Mesmo quando tudo parece mau, adote a estratégia de rir sobre o que lhe aconteceu, fomentando o seu sentido de humor. Não só estará a relativizar, saindo mais facilmente dessa situação, como também irá aumentar o seu bem-estar e até melhorar a sua saúde em geral. Ria-se de si próprio.
-
Voluntariado
Sabe-se que as pessoas que fazem algum tipo de voluntariado apresentam menos sintomas de dor. E, por outro lado, apresentam também uma maior auto-estima e sensação de bem-estar, combatendo assim o stress e a depressão. Para alem disto, fazer voluntariado irá expandir o seu leque de relações sociais e de conhecimentos. Quer mais motivos para avançar?
-
Criatividade
Saia da sua zona de conforto e experimente coisas novas. Saia da “caixa”. Ao desenvolver a sua criatividade estará a investir em novas soluções para os seus problemas e será mais fácil ver o mundo sob várias perspetivas.
-
Socialização
Rodeie-se de pessoas que realmente contribuem para o seu bem-estar e para a sua felicidade. Sejam familiares, amigos ou colegas. Invista em hobbies ou em atividades que lhe dêem prazer, desfrutando mais da natureza e de animais, que também está provado serem benéficos para o bem-estar psicológico.
-
Exercício físico
A prática de exercício físico está associada a saúde física e mental. Desde que seja o seu desporto de eleição, todos eles trazem benefícios. Para além de melhorar o sono, a prática do exercício físico estimula a produção e libertação de endorfinas, substâncias que aumentam o bem-estar e diminuem o stress. Assim como a serotonina, a chamada “hormona da felicidade”, cuja inibição está comummente associada aos sintomas da depressão.
-
Alimentação saudável
Uma alimentação saudável que incida sobre determinados alimentos específicos ricos em ómega 3 e vitaminas será fundamental no combate à depressão, já que também estimulam a produção de serotonina, a tal hormona que melhora o bem-estar e o humor.
-
Sono de qualidade
O sono é um dos pilares mais importantes e fundamentais da nossa saúde física e psicológica e dormir 8 horas por dia deve ser uma prioridade. Se tiver dificuldades em dormir, trace um plano baseado nas várias estratégias disponíveis em vários meios de comunicação, criadas por especialistas desta área.
-
Paixão pelo que faz
Liste os seus interesses e invista tempo em fazer coisas que realmente goste de fazer. Fazer aquilo que gostamos e gostar daquilo que fazemos vai tornar-nos mais felizes!
Feliz e saudável 2020!