Adeus Férias

Regresso ao trabalho

Chegámos a Setembro e por isso, para muitos é sinónimo de regresso ao trabalho, à rotina e à correria. Voltar à rotina diária não significa perder a paz de espírito e equilíbrio que conseguiu alcançar no período de férias, nem tão pouco ao caos dos horários e afazeres.

 

Esta é uma altura em que muitas pessoas tentam definir novas metas e/ou implementar novas regras e formas de organização a nível pessoal, profissional e familiar cujo objectivo é o de manter o equilíbrio que se precisa para se sentir bem.

 

Esta é a altura certa para se experimentar e implementar novas abordagens e abandonar pensamentos recorrentes como “isto não vai correr bem”, “não vai resultar” e/ou “agora férias só para o ano” que de alguma forma o/a limitam. Temos agora a oportunidade de fazer diferente, especialmente no que toca ao trabalho e à forma como encaramos, relativizando algumas situações que nos provocam desconforto e mau estar.

 

[button link=”https://wecareon.com/pesquisa-avancada/?especialidade_name=psicologia&area_de_atuacao=&profissional_id=&preco=&local=” class=”content_button” color=”blue” type=”large”]Para mais informações[/button]

 

Talvez possa investir numa mudança de perspectiva e recorrer à psicologia positiva para encontrar novas respostas a desafios antigos. Mas atenção, com psicologia positiva não se quer dizer estar sempre bem e esconder tristezas e/ou emoções menos positivas. Ser positivo, significa saber reconhecer quais as suas capacidades, ser grato pelo que tem e consegue no seu dia a dia e acima de tudo. Significa ter ferramentas que lhe permita dar a volta e enfrentar situações desafiantes. Veja como ter um melhor regresso ao trabalho.

 

 

Dicas para o regresso ao trabalho

Reconhecer os desafios

 

Em primeiro lugar faça um balanço do que correu bem e menos bem antes de ter ido de férias, bem como, acerca daquilo que conseguiu conquistar no tempo que teve para si e/ou para a família.

O que a/o fez sentir-se bem?

Como recuperou o seu equilíbrio?

O que fez que contribuiu para a sua paz de espirito?

Depois, tente perceber o que pode melhorar e/ou acrescentar na sua rotina diária de forma a conquistar o equilíbrio entre stress profissional/diário e bem estar.

 

Altere comportamentos, adicione bem estar

Encare o regresso ao trabalho e à rotina como uma oportunidade de mudança, de fazer diferente. Tente compreender quais os comportamentos menos saudáveis e que por isso, podem e/ou devem ser modificados. O que pode fazer diferente? O que pode fazer para se sentir bem? O que precisa de ter na sua vida que contribua para o seu equilíbrio e bem estar emocional?

 

Aproveite os tempos livres

 

Aproveite as horas fora do trabalho para cuidar de si. Tirar tempo de qualidade para nós é fundamental para o nosso equilíbrio emocional e para nos sentirmos bem. Sei que provavelmente estará a pensar que não tem tempo, mas a verdade é que se, se organizar melhor terá tempo. Aproveite os fins-de-semana para descontrair e/ou fazer algo de que goste, seja passar tempo em família, mimar-se e/ou fazer uma escapadinha revitalizante.

 

Organize-se. Defina as suas prioridades

 

Sugiro que faça uma lista com tudo aquilo que tem pendente na sua vida, com as coisas que tem para fazer. Depois observe aquilo que escreveu e pense quais são as tarefas que tem andado a adiar e a forma de as concluir, para que ocupem menos espaço. Provavelmente encontrará tarefas que não dependem exclusivamente de si para estarem concluídas.

 

[button link=”https://wecareon.com/pesquisa-avancada/?especialidade_name=psicologia&area_de_atuacao=&profissional_id=&preco=&local=” class=”content_button” color=”blue” type=”large”]Tem dúvidas [/button]

 

Normalmente são essas as tarefas que nos ocupam mais espaço e que, muitas vezes contribuem para o aumento dos níveis de ansiedade. Se esse for o seu caso, então talvez seja altura de redefinir novas prioridades, relativizando coisas que não dependem só de si.

 

Desligue-se

 

Muitas vezes, devido ao excesso de trabalho não conseguimos desligar. Há quem leve trabalho para casa, quem não consiga estabelecer horários e/ou separar o espaço profissional do pessoal. Ainda que o trabalho seja muito, que existam assuntos urgentes que precisam de ser resolvidos, é importante que aprenda e separe estas duas áreas. O nosso espaço pessoal (casa) deve ser um espaço seguro e que nos transmita calma pelo que, temos de saber largar o trabalho permitindo-nos desligar de telefonemas e/ou emails.

 

Exercício Físico | Hobbies

 

Este é um aspecto ao qual dou especial importância e que, recomendo a grande parte dos pacientes que me procuram. Acho fundamental que todos tenhamos tempo e espaço para fazer algo que gostemos e que nos faça sentir bem. O exercício físico funciona como um antidepressivo e relaxante natural, na medida em que, quando fazemos algo que gostemos produzimos serotonina (hormona responsável pela sensação de prazer, bem estar e felicidade) bem como, nos ajuda a libertar stress no trabalho e tensão acumulada.

 

[button link=”https://wecareon.com/pesquisa-avancada/?especialidade_name=psicologia&area_de_atuacao=&profissional_id=&preco=&local=” class=”content_button” color=”blue” type=”large”]Marque já a sua sessão[/button]

 

Tome uma atitude

 

Seja responsável pelo seu bem estar!

 

Muitas vezes apoiamo-nos em desculpas para não fazermos nada por nós. “Não tenho tempo”; “O trabalho não me permite”; “Tenho muita coisa para gerir na minha vida” e/ou “Gostava muito mas não tenho dinheiro” são frases que ouço recorrentemente. Obviamente que nem sempre podemos fazer tudo quanto gostaríamos, mas, podemos sempre fazer qualquer coisa basta que tenhamos disponibilidade e por vezes, força de vontade.

 

Seja o responsável pela sua vida, tome uma atitude.

Estou por aqui, caso possa ser uma facilitadora nesse processo 🙂

 

Raquel Ferreira – Psicóloga  @WeCareOn

Notícias relacionadas

Três decisões que controlam a nossa vida

O Poder Terapêutico da Música na Saúde Mental

Inteligência artificial na saúde mental - Limites da tecnologia vs apoio psicológico humano

A tecnologia não pode substituir a conexão humana

Outubro rosa - Impacto emocional do cancro da mama e apoio psicológico

Outubro rosa o impacto emocional do cancro da mama

Artigos Recentes do Blog de Bem-Estar

Inteligência artificial na saúde mental - Limites da tecnologia vs apoio psicológico humano

A tecnologia não pode substituir a conexão humana

Inteligência artificial uma ferramenta útil, mas nunca um substituto para a apoio psicológico Vivemos numa era de avanços tecnológicos extraordinários, onde a inteligência artificial está presente em quase todos os aspetos das nossas vidas. Dos assistentes virtuais às recomendações personalizadas, a IA promete facilitar e melhorar a nossa experiência quotidiana. No campo da saúde mental, […]

Outubro rosa - Impacto emocional do cancro da mama e apoio psicológico

Outubro rosa o impacto emocional do cancro da mama

Cancro da mama uma jornada que transforma tanto o corpo quanto as emoções O Outubro Rosa é muito mais do que uma campanha de consciencialização; é um abraço coletivo a todas as mulheres que enfrentam ou enfrentaram o cancro da mama, reconhecendo que esta doença não afeta apenas o corpo físico, mas transforma profundamente o […]