Parece que todos damos voltas e voltas e acabamos por refletir sobre como ser feliz; se o que estamos a fazer nos faz felizes, ou ainda se fazemos os outros felizes. A felicidade é, ao longo da nossa vida, uma preocupação e uma busca. Vamos aprender a seguir como ser feliz.

 

Bom, a felicidade não só nos faz gozar melhor a vida como também afeta o sucesso, quer na vida pessoal quer profissional.

 

Sonja Lyubomirsky e colegas, da universidade da Califórnia, iniciaram uma grande investigação revendo centenas de estudos e chegaram à conclusão que, fosse qual fosse o método utilizado, o resultado global mostrava que a felicidade não decorre do sucesso e a verdade é que é ela que lhe dá a origem. No entanto Lyubomirsky descobriu os benefícios extraordinários de se estar feliz. A felicidade torna as pessoas mais sociáveis e altruístas, aumenta o seu amor por elas mesmas e pelos outros, melhora a sua capacidade de resolver conflitos e fortalece-lhes o sistema imunitário. O efeito cumulativo significa que as pessoas com relacionamentos mais satisfatórios e bem sucedidos encontram carreiras particularmente bem sucedidas, e vivem vidas mais longas e saudáveis.

Não admira que cada um de nós procure a felicidade, face aos benefícios emocionais e palpáveis da felicidade.

 

Mas e qual é a forma mais eficaz de atingir este estado que tanto buscamos?

O que a investigação mostra é que cerca de 50% do sentimento geral de felicidade é determinado geneticamente e por isso não pode ser alterado, cerca de 10% devem-se às circunstancias gerais (nível educacional, rendimento, estado civil, etc.) que são difíceis de alterar, contudo ficamos a saber que os restantes 40% dependem do comportamento do dia-adia e da forma como pensa sobre si e sobre os outros. É nesta fatia que está o nosso contributo, com um pouco de informação, esta grande fatia pode ser rapidamente mudada, permitindo ficar bastante mais feliz numa questão de segundos.

 

 

Como ser feliz?

 

O que podemos então fazer para trazemos mais felicidade à nossa Vida?

Alguns exercícios que podem contribuir para aumentar os nossos índices de felicidade e também aprender como ser feliz. A investigação sugere que determinados tipos de escrita têm um impacto surpreendentemente rápido e significativo. Provou-se cientificamente que expressar gratidão, pensar sobre um futuro perfeito e escrever sobre os afetos funcionam, e tudo o que precisa é de uma caneta, uma folha de papel e alguns momentos do seu tempo.

 

1 – As Minhas Três Bênçãos Diárias (Emmons & McCullogh, 2003)

No final de cada dia, reserve algum tempo para escrever três coisas boas que lhe aconteceram nesse dia. Faça este exercício durante três semanas. Após as três semanas, continue a fazer o mesmo exercício de reflexão diária, mesmo sem o escrever. A prática continuada deste exercício traz fortes benefícios para a saúde física e mental e reduz marcadamente os sintomas de depressão. Decorrido o tempo de registo, reserve uma semana para refletir sobre como se sentiu ao realizar esta tarefa diária.

 

2 – Visita da gratidão (Seligman et al, 2005)

Este exercício propõe que pense em alguém que é importante para si. Pode ser o seu parceiro, um amigo ou um familiar. Imagine que só tem uma oportunidade de dizer a essa pessoa como ela é importante para si. Agora escreva-lhe uma carta breve a descrever o quanto gosta dela e o impacto que teve na sua vida. Em seguida, procure a pessoa e leia-lhe o que escreveu.

 

3 – Best Possible Selves (Sheldon & Lyubomirsky, 2006)

Passe alguns momentos a escrever sobre a sua vida futura. Imagine que tudo correu tão bem quanto possível. Seja realista mas imagine que trabalhou arduamente e alcançou os seus objetivos. Imagine que se tornou a pessoa que realmente quer ser, e que na sua vida pessoal e profissional é como um sonho tornado realidade.

As pessoas de formas altamente previsíveis quando experimentam determinadas emoções ou pensamentos. Quando estão tristes, choram. Quando estão alegres, sorriem. Quando concordam acenam com a cabeça. De acordo com uma área da psicologia conhecida como proprioceptiva, o mesmo processo também acontece de forma inversa. Ponham-se as pessoas a comportar-se de determinada maneira e faz-se com que elas tenham determinados pensamentos. As pessoas sorriem quando estão felizes mas também se sentem felizes quando sorriem. O efeito até funciona, quer as pessoas tenham ou não consciência do sorriso. Então sugere-se que, se quer saber como ser feliz, comporte-se como uma pessoa feliz.

 

1 – Sorria

O sorrir é um dos comportamentos felizes que pode ser rapidamente incorporado na sua vida diária. Sorria mais. Não deve ser um sorriso breve e sem emoção, que termina num piscar de olhos. A investigação sugere, antes, que deve tentar manter a expressão durante algum tempo (15 a 30 segundos). Use de todas as estratégias que lhe parecerem adequadas para se lembrar de que deve sorrir todos os dias.

 

2 – Sente-se direito

A sua postura é importante. A postura direita ajuda-o a manter-se altivo e mais bem humorado, sentindo-se mais feliz.

 

3 – Comporte-se como se estivesse feliz

A investigação revelou que as pessoas felizes se movimentam de maneira muito diferente das pessoas infelizes. Andar de uma forma mais descontraída, balançar ligeiramente os braços e colocar elasticidade nos passos. Usar vestuário colorido, utilizar palavras de carga emocional positivas, um aperto de mão significativamente mais firme. A incorporação destes comportamentos nas ações diárias ajudarão aumentar a sua felicidade.

A investigação também mostra que a auto-estima e o materialismo estão inversamente relacionados, ao comprar mais coisas pode provocar-lhe sensações de felicidade mas que são tão momentâneas quanto o ato de pagar. A investigação também mostra que atos amáveis, pequenos gastos com outros em demonstração de afeto e estima se traduzem em sentimentos de felicidade. São só precisos alguns segundos e um cartãozinho para mudar a forma como as pessoas pensam e se comportam. Então gaste dinheiro em experiências.

 


1 – Viva experiencias novas

Vá jantar fora. Vá a um concerto, ao cinema ou ao teatro. Vá de férias, ou tire uns dias para ir aquele lugar que anda a pensar á tanto tempo. Faça novas experiencias, românticas, radicais com amigos e com a família. Empenhe-se verdadeiramente em experiencias que realmente apresentam um bom retorno para o dinheiro que investe.

 

2 – É melhor dar que receber

ciência mostra que as pessoas ficam muito mais felizes depois de providenciarem coisas para os outros e não para si próprias. Alguns euros gastos com outros podem representar os seus melhores investimentos de sempre. Se não tem dinheiro de que dispor, recorde-se que fazer cinco ações não financeiras de amabilidade num só dia dá um impulso significativo a sua felicidade.

 

Marque uma sessão no meu perfil e aprenda como ser feliz!

Anabela Martins – Coach @ WeCareOn